Apple Distinguished School

Gunar e Teodoro

A jornada para a certificação Apple Distinguished School (ADS) teve início com a introdução dos dispositivos iPad no Colégio Koelle em maio de 2012, quando os diretores da escola, Gunar Koelle e Teodoro Koelle, viajaram para os estados de British Columbia (Canadá) e Califórnia (Estados Unidos) com o objetivo de conhecer o sistema de ensino e visitar as principais escolas particulares e públicas destas regiões. O contato com as inovações tecnológicas presentes nesta realidade educacional, em especial o uso de dispositivos Apple, motivou o Colégio a desenvolver o seu próprio projeto.

Durante o ano de 2013, Teodoro e Rui Christofoletti (diretor educacional) participaram de congressos educacionais, conheceram empresas da área de tecnologia e visitaram escolas que já usavam iPad em sala de aula. Após esta fase de estudos, o Colégio estruturou o seu projeto com os seguintes elementos:

  • Adoção do iPad apenas na 3ª série do Ensino Médio, no modelo 1×1 (BYOD – Bring Your Own Device).
  • Adoção de material didático exclusivamente digital, elaborado pelos nossos professores, editado no iBooks Author e distribuído aos alunos pelo iTunes U.
  • Adoção de sistema MDM (AirWatch) para os dispositivos.
  • Instalação de firewall para rede de internet (Sophos).
  • Instalação de pontos de acesso sem fio (Cisco).

O projeto foi implementado em 2014 na última série do Ensino Médio e obteve enorme sucesso, motivando o Colégio a expandi-lo para 2015. As mudanças para o segundo ano do projeto, devido à expansão ou buscando corrigir falhas encontradas no primeiro ano, foram:

  • Adoção do iPad em todo o Ensino Médio, no modelo 1×1 BYOD.
  • Criação de um laboratório móvel de iPad para todo o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
  • Adoção de material didático exclusivamente digital adquirido das grandes editoras (Oxford, Moderna e Ática) em algumas disciplinas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
  • Alteração para o sistema MDM (Mosyle).
  • Alteração na estrutura de pontos de acesso sem fio (Unify).

A expansão do projeto continuou apresentando excelentes resultados e determinou a decisão de elaborar um cronograma para as próximas etapas, até que todo o Colégio estivesse utilizando o iPad em sala de aula. Em 2016, no terceiro ano do projeto, as novidades foram:

  • Adoção do iPad no 6º ano do Ensino Fundamental, no modelo 1×1 BYOD.
  • Alteração na estrutura de pontos de acesso sem fio (Ruckus).
  • Introdução da disciplina de Educação Tecnológica na matriz curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental (2º a 9º anos), substituindo as antigas disciplinas de Informática e Robótica.

Em 2017, ocorreram duas importantes novidades: o iPad foi adotado no 7º ano (modelo 1×1 BYOD) e um segundo laboratório móvel de iPad foi disponibilizado para os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, devido ao grande aumento na demanda por uso de iPad pelas professoras. Em 2018, o planejamento inicial elaborado em 2013 foi completado e todos os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais passaram a utilizar o iPad em sala de aula, no modelo 1×1 BYOD.

Apple Distinguished School

Após 5 anos da implementação do Projeto iPad e a transformação do processo de ensino-aprendizagem, em 2019, o Colégio Koelle recebeu pela primeira vez a certificação Apple Distinguished School. Essa certificação é válida por três anos e deve ser renovada junto à Apple.

Para tornar-se ADS, o Colégio Koelle participou de um longo processo, a convite da Apple, que incluiu a produção de um documento em inglês descrevendo todo o projeto desenvolvido nos primeiros 5 anos e duas visitas de representantes da Apple no Brasil, para acompanhar aulas e entrevistar alunos, professores, coordenadores e diretores. Em 2021, o Colégio comprovou a continuidade na excelência de ensino inovador e tecnológico, produzindo um artigo com indicadores dos últimos anos e descrevendo os próximos passos.

No ano de 2024, ao renovar pela terceira vez o selo de Apple Distinguished School, o Colégio Koelle reafirma seu compromisso com a inovação e a tecnologia na educação, mantendo-se como referência de excelência pedagógica e transformadora. Essa conquista demonstra que, ao longo dos últimos anos, seguimos aprimorando as práticas educacionais e incorporando novas tecnologias para preparar nossos alunos para o futuro.

Mais de 99% dos professores do Colégio Koelle são Apple Teacher, ou seja, professores reconhecidos pela proficiência no uso dos dispositivos e aplicativos Apple Educação na sala de aula, dos quais seis são Apple Teacher Swift Playgrounds. Quatro professores do Colégio receberam a certificação Apple Distinguished Educator (ADE). Essa distinção é o reconhecimento a educadores que usam a tecnologia Apple para transformar a educação e que querem mudar o mundo, auxiliando outros educadores a repensar as possibilidades com o iPad de forma que a aprendizagem seja mais significativa e pessoal para cada aluno.

Atualmente no Brasil, apenas 28 instituições de ensino integram o seleto grupo de ADS, ao qual a Apple fornece suporte e treinamentos para a implementação de programas de ensino.

Parabenizamos a todo o corpo docente e alunos, que abraçaram a utilização da tecnologia em nossa escola, e aos funcionários, coordenadores e diretores que proporcionaram todo o suporte necessário à execução desse projeto.

Para saber mais sobre os processos e os materiais produzidos pelo Colégio na conquista e renovação da certificação, acesse os links abaixo. 

Para saber mais sobre as certificações do nosso corpo docente, acesse os links abaixo.

Agende uma visita
Colégio Koelle
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.