Nesta edição, o Kara do Koelle conversou com Maja Callegari. No Koelle há 32 anos, Maja atuou como professora na área da informática. Este ano desligou-se da sala de aula para assumir um novo desafio dentro da escola, de apoiar a utilização da tecnologia, trazendo novos recursos para a sala de aula
KK: Como foi a sua trajetória para chegar ao Koelle e agora para assumir a sua nova atividade?
Maja: Trabalho no Colégio Koelle há mais de trinta anos e, nos últimos vinte, especializei-me em educação e tecnologia. Ministrei aulas para alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, utilizando os recursos tecnológicos como uma ferramenta de ensino diferenciada e dinâmica.
Em 2017, fui convidada para trabalhar no DAK – Departamento Acadêmico do Colégio Koelle – como assessora de tecnologia educacional, prestando assessoria, suporte e treinamento nesta área para professores, coordenadores, pais e alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Além disso, ministro palestras, oficinas, workshops, webnars. Realizo também consultorias online sobre a utilização da tecnologia digital em sala de aula como ferramenta de ensino personalizado, como tornar a educação híbrida uma história de sucesso, como desenvolver aplicativos educacionais de qualidade e também sobre Educação 4.0.
KK: O que significa para você assumir esta nova atividade aqui na escola?
Maja: Sair da sala de aula e começar a trabalhar na área de assessoria em tecnologia educacional foi um grande desafio. Para assumi-lo, busquei novas formações, visitei muitas escolas e empresas que trabalham com educação, participei de inúmeros congressos, fóruns e tornei-me especialista no assunto. No meu trabalho sempre levanto questionamentos e ajudo nossa comunidade escolar a procurar soluções para os desafios da Escola 4.0.
KK: Como funciona sua consultoria no Colégio?
Maja: Como especialista na área e apaixonada por educação, estou sempre em busca de novas ferramentas, desafios e dinâmicas para que nossos alunos tenham acesso a um ensino personalizado e de qualidade. Vivemos em tempos de crescimento tecnológico exponencial. Precisamos preparar nossas crianças para profissões que ainda surgirão nas grades das universidades, pois muitos dos trabalhos que nossos alunos terão no futuro não existiam e neles serão usadas tecnologias que ainda não foram inventadas. Assim, temos que educá-los de forma diferenciada, pois, em breve, terão de encontrar soluções para problemas que ainda nem surgiram.
A Pedagogia Positiva, a Inteligência Emocional, o estímulo à pesquisa científica através de projetos, o Ensino Personalizado (através do uso de práticas ativas em sala de aula) e a tecnologia digital são grandes aliados na construção das mudanças necessárias na educação.
A Educação 4.0 chegou para nos possibilitar meios de tornar a aprendizagem mais dinâmica e personalizada e, verdadeiramente, preparar cidadãos para o futuro.
Para podermos alcançar nossos objetivos de formação futura para nossos alunos, precisamos oferecer um novo modelo de aula, formando jovens autônomos e criativos, capazes de trabalhar de forma colaborativa e de encontrar soluções aos desafios a que serão apresentados. Este é o modelo de educação que eu acredito e estou ajudando a construir em nossa escola.