Quando os pais apoiam a educação das crianças em casa, o processo de aprendizagem é favorecido. Entre diversas possibilidades, propor uma atividade de ciências para Educação Infantil, além de colaborar para o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos, transmite conhecimento e também traz muita diversão para toda a família.
Pensando nisso, o Colégio Koelle reuniu sugestões de experimentos para realizar no tempo livre e encantar os pequenos. Confira!
Conheça atividades de ciências para educação infantil
Muitas crianças gostam de brincar de cientista e, por isso, chamá-las para participar de uma atividade de ciências para Educação Infantil será garantia de diversão.
Enquanto vocês se divertem juntos, elas aprenderão fenômenos físicos e químicos, o que contribui para apoiar seu filho no desenvolvimento infantil e também para instigar o interesse pelo aprendizado.
Veja agora algumas brincadeiras para ensinar ciências para crianças em casa:
1. Objetos que se repelem
Você vai precisar de:
- dois pratos de isopor;
- uma toalha.
Coloque os dois pratos em uma mesa virados para baixo. Em seguida, esfregue com a toalha a base de um dos pratos por cerca de 30 segundos.
Agora, peça para a criança tentar aproximar a base dos dois pratos. Ela perceberá que não será possível, pois os dois itens se repelem.
Assim é possível ensinar o conceito de eletrostática na prática. Todos os objetos são compostos por partículas negativas e positivas. Quando você passou a toalha no prato, ele perdeu elétrons (negativos) e, ao aproximá-lo a um objeto neutro (o outro prato), ele é repelido.
2. Bússola caseira
Para construir a bússola, você vai precisar de:
- um ímã;
- um copo de água cheio até a borda;
- uma agulha;
- papel alumínio.
Para começar, corte um quadrado de papel alumínio do mesmo comprimento da agulha e coloque-o para boiar dentro do copo de água. Feito isso, passe o ímã na agulha diversas vezes e no mesmo sentido. Depois, coloque-a em cima do papel alumínio, com delicadeza para não afundar. Em seguida, a agulha irá girar e apontar para o Norte.
Além de ilustrar o conceito de campos magnéticos, a bússola pode fazer parte de explicações sobre direções e até de outras brincadeiras dos pequenos.
3. O branco e as cores
Para esta atividade, você irá precisar de:
- papel sulfite;
- papelão;
- lápis;
- régua;
- tesoura;
- canetas coloridas;
- cola;
- um barbante.
Comece desenhando um círculo de 15 centímetros de diâmetro no papel e recorte-o. Com auxílio de uma régua, divida o círculo em seis partes iguais.
Pinte cada pedaço com as cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta.
Em seguida, corte um círculo no papelão da mesma proporção que o de papel e cole-o embaixo do sulfite. Faça dois furos pequenos no centro do círculo para passar o barbante, que deve ter cerca de 90 cm.
Após passar o barbante nos dois furos, amarre a extremidade. Com o círculo colorido no meio do barbante, gire os dois lados do barbante para torcer os dois lados. Depois puxe o fio pelas duas pontas para longe do disco. Ele irá girar tão rápido que as cores irão desaparecer e a criança só verá um círculo branco.
Assim, você poderá mostrar que a cor branca é a união de todas as cores. Esse experimento é chamado de disco de Newton.
Por que é importante ensinar brincando em casa?
Existem muitos benefícios em trazer as atividades de ciências para o ambiente familiar. Afinal, isso promove um momento de maior interação entre pais e filhos, estreitando laços e criando memórias afetivas e alegres.
Associar essas experiências com o aprendizado ajuda a criança a ver o estudo como uma parte positiva da rotina. Por isso, o lúdico é muito importante na Educação Infantil — as brincadeiras educativas são o primeiro passo para ter uma relação saudável com a aprendizagem.
Esse é um complemento importante para o trabalho da escola. A parceria entre os dois ambientes reforça hábitos e conhecimentos, já que a criança está em contato constante com eles em todos os lugares que mais frequentam.
Gostou das sugestões de atividades de ciências para Educação Infantil no ambiente familiar? Então saiba que a brincadeira não precisa parar por aí! Conheça também nosso material sobre 8 jogos e brincadeiras para ensinar matemática em casa. Assim, você pode sempre desenvolver as habilidades e conhecimentos dos seus filhos!