Espaços de Aprendizagem

O Colégio Koelle possui edifícios muito tradicionais, construídos entre as décadas de 1950 e 1970. Esses edifícios abrangem salas de aula com carteiras individuais e uma grande lousa verde, laboratórios, quadras poliesportivas, campo de futebol, piscina semiolímpica, um auditório para 300 pessoas e grandes espaços abertos, com muita vegetação, para convivência dos alunos.

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O mapa estilizado da escola apresenta a distribuição dos prédios numa área de 25.000 m2, sendo as letras indicativa de prédios específicos, a saber:
A: Administração, DAK, Ensino Fundamental II (8º e 9º anos) e Ensino Médio.
B: Ensino Fundamental II (6º e 7º anos), Cultura Inglesa e Quadras poliesportivas.
C: Centro de Idiomas Koelle e Museu da imigração alemã.
D: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Campo de futebol e Piscina semiolímpica.
E: Casa de Pianos (Cantorum Domus).
F: Marcenaria e Manutenção.

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A: Sala de Aula
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A: Laboratório de Química
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A: Auditório
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B: Sala de Aula
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B: Cultura Inglesa (Escola de Inglês)
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D: Piscina semi-olímpica
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D: Sala de Música
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E: Casa dos Pianos (Cantorum Domus)
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A: Laboratório de Biologia
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A: Piscina
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B: Quadras de Esportes
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B: Sala de Artes
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C: Museu da Imigração Alemã
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D: Educação Infantil
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D: Pista de Atletismo
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F: Marcenaria e Manutenção

Com a introdução do programa iPad e o início das estratégias de ensino personalizado, a escola vem mudando seus espaços de aprendizagem para oferecer ao aluno oportunidades de se envolverem em atividades colaborativas, que estimulem o pensamento crítico, a criatividade e a comunicação. Está ocorrendo uma gradual substituição do antigo mobiliário por móveis leves e modernos, que trazem flexibilidade para sua disposição dentro da sala de aula e permitem ao professor utilizar diferentes estratégias de ensino. O trabalho em equipe e as oportunidades de criação de conteúdo proporcionados pelo iPad se tornam elementos disruptivos que provocam a mudança nos tradicionais espaços de aprendizagem do Colégio Koelle.

A cada novo semestre, observa-se cada vez mais uma rica mistura de quadros brancos, carteiras circulares, tapetes e puffs coloridos. Os corredores e áreas abertas têm se tornado espaços informais de aprendizagem. Independente da disciplina, estas pequenas mudanças na configuração dos espaços de aprendizagem provocaram grandes mudanças no foco e na motivação dos estudantes durante as aulas. Os alunos são vistos frequentemente, em toda a escola e nos ambientes externos das excursões, se movimentando e registrando fotos e vídeos para os seus projetos. A tradicional Sala de Leitura da escola está se tornando um espaço para o aprendizado colaborativo e uso da tecnologia na realização das tarefas propostas pelos professores. A escola tem criado mais espaços comunitários que podem ser organizados de diversas maneiras, com facilidade e rapidez, e que oferecem a oportunidade dos professores e alunos escolherem como irão interagir e colaborar durante a aula.

O modelo tradicional de ensino apresenta o professor em pé, próximo a lousa, ministrando a mesma aula para todos os alunos, que estão sentados em fileiras. Com o uso dos iPad, os estudantes não precisam mais de mesas e carteiras como local de trabalho porque estes dispositivos são móveis e portáteis, permitindo que o aluno realize suas atividades de estudo em qualquer lugar. Esta mudança tem despertado nos professores o desejo de repensar suas aulas e proporcionar aos estudantes maneiras diversificadas de aprender, de acordo com as habilidades e preferências de cada aluno.

O desafio da escola para os próximos anos é dar sequência a este processo de transformação dos espaços e criar novos ambientes, como espaços para os estudantes que precisam de privacidade e silêncio, novas opções de espaços para trabalho colaborativo e espaços para exibição e compartilhamento das produções pedagógicas. A política de inovação dos espaços de aprendizagem, oferecendo ambientes, móveis e infraestrutura de tecnologia que convidem professores e alunos a explorar novas formas de ensino e aprendizagem é essencial para que o Colégio Koelle realize sua visão educacional.

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Parquinho
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Laboratório de Educação Tecnológica (Ensino Fundamental II).
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Aprendizagem informal
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Pátio da escola
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Sala de Geografia
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Laboratório de Educação Tecnológica (Ensino Fundamental I).
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Sala de Leitura
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Infraestrutura de TI

A introdução do programa iPad no Colégio Koelle exigiu um grande investimento de recursos financeiros para aperfeiçoar e ampliar a estrutura pré-existente. Desde 2015, a Waio é a empresa responsável por gerenciar a estrutura de TI da escola, mantendo dois funcionários disponíveis no DAK em tempo integral. Em 2017, os assessores de TI da Waio fizeram sua capacitação no programa IT Pro.

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A Waio realiza reuniões periódicas com os diretores da escola para alinhar o trabalho cotidiano e planejar as expansões da estrutura de acordo com a evolução do programa iPad. Os assessores da Waio que trabalham no DAK são estimulados a ter autonomia para resolver os problemas comuns do dia a dia e a compartilhar informações e procedimentos simples com todas as pessoas da escola. 

Este posicionamento tem diminuído o número de ocorrências diárias e aumentado a independência dos usuários no uso da tecnologia. Os assessores de TI desempenham um papel fundamental na escola, garantindo o acesso a internet e aos aplicativos e facilitando a exploração dos recursos dos dispositivos.

ADS 2018: InfraestruturaA implantação de uma rede de internet num prédio construído em 1950 apresentou desafios únicos e a complexidade no dimensionamento foi muito grande, seja pelo rápido aumento na quantidade de dispositivos conectados ou pela complexidade crescente dos projetos realizados pelos professores. O trabalho em equipe, o planejamento estratégico prévio de cada fase da expansão e o rápido aprendizado com os erros e acertos cometidos foram fundamentais para se atingir o nível de excelência existente atualmente.

Todas as salas de aula do Ensino Fundamental II e Ensino Médio possuem projetores multimídia e sistema de som e a escola conta uma ampla estrutura de pontos de acesso a internet, que permite que os iPad funcionem normalmente mesmo nos espaços abertos. Desde 2017, a escola vem instalando dispositivos Apple TV nos projetores, permitindo que os professores possam moverem-se livremente pela sala de aula enquanto projetam suas apresentações para os alunos.

A escola está conectada aos provedores de internet através de 3 links: Embratel (8 Mbps em linha dedicada), Net (240 Mbps) e Snell (100 Mbps através de fibra óptica). A escola utiliza o Sophos UTM como firewall (para filtrar o acesso à internet) e gerenciador dos links (para fazer o balanceamento de banda). Os prédios distribuídos em diferentes quarteirões são conectados entre si por meio de fibras ópticas. O acesso ao sinal wifi de internet em toda a área da escola ocorre por meio de 19 pontos de acesso, todos no padrão 802.11ac e a maioria deles operando na frequência de 5 GHz. Em cada prédio, os pontos de acesso se conectam à fibra óptica através de um switch gerenciável, que permite a navegação na internet em redes locais virtuais (WLAN).

Todos os dispositivos iPad são registrados no Apple School Manager e gerenciados pelo MDM do Mosyle, garantindo aos usuários um acesso fácil e igualitário aos documentos e aplicativos necessários. A escola adota uma política de restrição de aplicativos no horário de aulas para todos os alunos, eliminando aplicativos como jogos e redes sociais. Os professores têm liberdade para alterar esta política, se necessário, em aulas específicas. Após o horário das aulas, os dispositivos iPad ficam totalmente liberados para os alunos, mas as famílias têm a possibilidade de solicitar à escola a aplicação de uma política de restrição neste horário. Caso prefira, os pais podem gerenciar o iPad dos filhos através do aplicativo ScreenGuide Controle Parental, do Mosyle.

No início do ano letivo, os alunos recebem em seu iPad todos os aplicativos educacionais e de produtividade selecionados pelos professores e que serão utilizados nas aulas. Se necessário, um professor pode solicitar ao DAK durante o ano a instalação remota de um aplicativo nos dispositivos iPad dos alunos.

Atualmente a escola está montando um estúdio de filmagens, com quadro branco, televisão, microfones sem fio, equipamentos de iluminação e câmeras profissionais para a produção de vídeos instrucionais (assessores do DAK) e vídeo aulas (professores). Além disso, alguns dispositivos iPad são utilizados como teleprompter ou, associados com tripés e microfones, utilizados pela TV Koelle para gravar entrevistas e eventos na escola toda. Também faz parte do planejamento da escola para os próximos anos acelerar a substituição das lousas verdes por quadros brancos e aumentar a quantidade de dispositivos Apple TV nas salas de aula.

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