Escolher um livro para crianças não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer para alguns. Afinal, é preciso que o conteúdo seja educativo, de qualidade e adequado à idade da criança. Por isso, ao entrar na seção infantil da livraria, deve-se prestar atenção a alguns detalhes.
Se você quer sempre fazer as melhores escolhas para o seu filho, continue a leitura e aproveite nossas dicas.
Como escolher um livro para crianças?
A escolha de um livro para crianças depende da qualidade do livro e do gosto da criança. Por isso, elencamos quatro dicas essenciais para avaliar na livraria ou biblioteca:
1. Verifique o material
Esse detalhe pode passar despercebido por muitos pais, mas o material do livro para crianças faz toda a diferença na experiência dos pequenos.
Por exemplo, livros de capa dura são ótimos presentes e podem durar por muito mais tempo, tornando-se uma memória afetiva. Além disso, também é possível buscar por modelos arredondados para evitar acidentes e com folhas grossas e resistentes, ideais para crianças menores.
Outro ponto interessante é encontrar livros com texturas, o que pode tornar a exploração da história ainda mais divertida ao envolver o tato.
2. Compreenda o gosto da criança
É importante respeitar o gosto da criança. Dessa forma, os livros também devem corresponder a isso, porque gera mais interesse e engajamento.
Por isso, busque saber os gêneros preferidos do seu filho e as histórias que mais prendem sua atenção. Isso com certeza vai fazer muita diferença no sucesso da seleção e apoiar o processo de alfabetização!
3. Escolha autores e editoras de referência
Existem muitas opções de livros infantis nas livrarias e isso faz parecer que a escolha é simples, já que basta comprar qualquer um. Contudo, isso não é verdade.
Nem todos os materiais têm a mesma qualidade, porque é preciso que os textos e ilustrações sejam produzidos por profissionais qualificados e de acordo com as recomendações cabíveis ao público infantil.
Por isso, não tenha medo de procurar recomendações e de pesquisar sobre os diferentes autores e editoras que trabalham com esses livros.
4. Analise a complexidade de leitura e as ilustrações
Falando em texto e ilustrações, é preciso que elas sejam adequadas para a criança. Tendo em mente tanto a idade quanto a fluência de leitura, o conteúdo do livro deve ser analisado para ter certeza de que é algo que os pequenos realmente possam aproveitar.
Utilizando todas as quatro dicas, é possível escolher um ótimo livro para crianças! Depois, basta ler em conjunto e aproveitar o momento. Afinal, a leitura é muito mais proveitosa quando os adultos compartilham essa atividade com os pequenos, sabia? Se quiser saber mais, confira o nosso artigo sobre a importância da leitura partilhada!