COLÉGIO KOELLE NA MAIOR FEIRA DE CIÊNCIAS DO BRASIL

Categoria: Atividades Cultura Educação Leitura Social

Impacto e Empoderamento: Alunas do Colégio Koelle na Febrace 2024 – por Maria Clara Tertuliano

Durante a semana dos dias 18 a 22 de março, as alunas Maria Clara Tertuliano, Nathália Hardt e Yanni Batarra, acompanhadas pela professora Caroline Florindo, tiveram a oportunidade de representar o Colégio Koelle na maior feira de ciências do Brasil – a “Febrace”, organizada pela Escola Politécnica da USP.

O projeto “Rompendo o Ciclo: Educação, Empoderamento e Prevenção da Violência de Gênero Entre Jovens” analisa a representação de relacionamentos tóxicos e abusivos na literatura e no cinema. Além disso, examina as influências da mídia nas expectativas de relacionamentos. Para abordar essa temática, as alunas implementaram diversas ações práticas. Incluíram visitas à Delegacia da Mulher e estabeleceram parcerias com a vereadora Caroline Gomes. Também desenvolveram um aplicativo e uma cartilha de prevenção. Além disso, criaram um jogo educativo, visitaram colégios e organizaram uma competição de redação, além da Caminhada da Mulher. Realizaram entrevistas com psicólogas, profissionais de literatura e advogadas. O projeto busca compreender e prevenir relacionamentos abusivos por meio de educação e conscientização.

COLÉGIO KOELLE NA MAIOR FEIRA DE CIÊNCIAS DO BRASIL

A semana foi rica em aprendizados e descobertas. Durante o evento, as alunas apresentaram o projeto para estudantes e avaliadores de todo o Brasil. Também participaram de palestras promovidas por empresas como 3M, Petrobras e Embaixada dos Estados Unidos.

Participar de feiras de ciências é crucial para desenvolver habilidades sociais, pensamento crítico, escrita científica, troca de conhecimentos e experiência universitária.

Para iniciar um projeto, os alunos podem começar em sala de aula, nos Clubes Acadêmicos ou na Eletiva do Ensino Médio “Projeto Científico”. Se você deseja explorar uma área de interesse, desenvolver um projeto proporciona a oportunidade de apresentá-lo em feiras científicas pelo Brasil, além de fazer amizades duradouras e adquirir novos conhecimentos.