A leitura tem um papel fundamental na vida das crianças, pois estimula a criatividade, ajuda a desenvolver o senso crítico, aprimora as habilidades de comunicação, enriquece o vocabulário e contribui para a utilização correta da língua portuguesa, entre outros benefícios.
Nessa perspectiva, os pais podem usar jogos para ensinar a ler, os quais representam uma maneira divertida dos pequenos entrarem em contato com as letras, sílabas e palavras.
Pensando em te ajudar neste momento, o Colégio Koelle separou algumas opções de jogos que contribuem para otimizar o processo de alfabetização. Acompanhe!
Vantagens dos jogos para ensinar a ler
Jogos e brincadeiras são importantes para estimular o gosto pela leitura e fortalecer o aprendizado, sobretudo na infância, período em que as os indivíduos aprendem mais facilmente quando a ludicidade se faz presente.
Além disso, ainda há uma lista de benefícios que provam que usar esse recurso em casa é uma excelente ideia:
- gera o desejo de se comunicar;
- mantém o esforço e o interesse;
- melhora a compreensão leitora;
- aumenta a motivação em aprender a ler;
- aumenta o rendimento escolar;
- ajuda a adquirir conhecimentos de forma mais rápida;
- diminui o nervosismo e a timidez;
- promove a autonomia infantil.
Agora que já conhece algumas das vantagens dos jogos para ensinar a ler, conheça opções simples que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de seu filho:
1. Formando palavras
Essa opção é clássica e talvez você até conheça. Trata-se de um jogo que contém um tabuleiro e as letras do alfabeto. A proposta é formar palavras com essas letras de acordo com a imagem apresentada no tabuleiro.
2. Jogo da memória com sílabas
Similar a um jogo da memória comum, porém, o objetivo é juntar os pares das sílabas que formam as palavras.
Você pode tanto comprar esse jogo na internet ou em lojas de brinquedos, como também reproduzi-lo em casa com recortes de papel de alta densidade (como o paraná) para criar cartões com as sílabas, que podem ser escritas com auxílio de um canetão.
3. Jogo da memória com palavras e imagens
Já nesta proposta de jogo, a ideia é que a criança junte a palavra com a imagem correspondente.
Assim como o anterior, além de ser facilmente encontrado para compra, também é possível criá-lo em casa. Você pode imprimir os desenhos e as palavras, e, em seguida, criar os cartões.
4. Ache e encaixe
Esse jogo possui palavras desmembradas que precisam ser unidas, como se fosse um quebra-cabeça. A ideia é que a criança consiga formar as palavras ao encontrar letras e sílabas e encaixá-las.
5. Jogo da forca
Quando a criança já estiver com a leitura um pouco mais avançada, esse clássico jogo é uma maneira divertida de ajudá-la a melhorar na escrita. Ele pode ser feito com folha e caneta ou ser comprado na internet e livrarias.
Bônus: jogos on-line para ensinar a ler
Atualmente, também é possível encontrar uma grande variedade de jogos para ensinar a ler on-line. Separamos alguns aplicativos para smartphones e tablets que irão divertir a criança de forma lúdica:
- Ler e contar;
- Silabando;
- Tomate – Aprender a ler e escrever;
- Formar Palavras – Alfabetização;
- Jogos Cérebro Crianças;
- Aprenda a ler com Sílabas;
- Letra a Letra – Soletrar;
- Jogos Educativos – Soletrar;
- ABC nas Caixas;
- Primeiras Palavras para Crianças.
Todas as opções estão disponíveis para download gratuitamente no Play Store do Google!
Vale lembrar que para contribuir com o desenvolvimento dos processos de ler e escrever, além dos jogos, é fundamental que livros de literatura infantil e outros materiais portadores de texto façam parte da rotina dos pequenos.
Quanto mais rico em vivências e experiências com a leitura e a escrita for o ambiente, mais facilmente essas habilidades serão desenvolvidas.
Gostou das dicas de jogos para ensinar a ler? Aproveite também para conferir outros artigos no blog do Colégio Koelle.
Veja também nosso e-book: 8 jogos e brincadeiras para ensinar matemática de forma divertida em casa.