Criar um ambiente de estudo apropriado para o seu filho faz toda a diferença na concentração e desempenho escolar. Afinal, quando a criança tem um local que estimula o aprendizado, ela se sente mais confortável e motivada.
Muitas famílias não separam um espaço específico da casa para essa finalidade. Com isso, a criança acaba fazendo os deveres escolares em locais inadequados, como a mesa das refeições, e esta não é a melhor alternativa, tendo em vista que pode gerar distrações e perda de foco.
Quer mudar este cenário? Então confira as dicas que separamos para você!
1. Peça ajuda da criança para escolher o ambiente de estudo
Sabia que é benéfico para a criança participar das tomadas de decisões da casa e expressar opiniões? Essa participação contribui para o desenvolvimento infantil e estimula a autoconfiança, autoestima e gera senso de pertencimento e responsabilidade.
Faça deste momento uma oportunidade para curtir com a família e aproveite para explicar ao seu filho o motivo da criação deste espaço. Assim, há maiores chances dele se interessar pelo local e associar os estudos a algo positivo.
2. Encontre um local adequado
Pode ser o próprio quarto da criança, o escritório, um lugar ao ar livre, entre outros. O importante é que o espaço seja silencioso, tranquilo e favoreça a concentração. Confira algumas dicas:
- fuja das distrações. Barulho de televisão e proximidade com dispositivos eletrônicos roubam a atenção;
- evite ambientes de convivência familiar ou onde são feitas muitas atividades, como sala de estar e cozinha;
- cuidado com locais de alta circulação de pessoas, pois movimentos e diálogos também interferem no foco;
- priorize a iluminação natural e, se não for possível, garanta uma boa quantidade de luz para não atrapalhar a leitura e escrita.
3. Deixe o espaço confortável
A ergonomia é fundamental para o processo de aprendizagem. Cadeiras, mesas e outros móveis que estejam nas dimensões apropriadas para altura da criança permitem que ela realize os estudos de maneira confortável, o que favorece a concentração e permite dedicar um tempo maior para a realização das tarefas escolares.
A aquisição de mobília e acessórios apropriados para a ergonomia infantil é, sem dúvida, um investimento complementar à educação escolar, já que previne dores musculares e outros problemas que podem ser prejudiciais para o crescimento da criança.
4. Personalize o ambiente de estudo do seu filho
Dê liberdade para seu filho customizar o espaço, pois um ambiente que é a cara dele incentiva o uso do local.
Além disso, não esqueça de providenciar todo o material necessário para os estudos. Cadernos, apostilas, livros, lápis, borracha, entre outros, devem estar acessíveis para a criança.
5. Aproveite para criar uma rotina de estudos
Um ambiente adequado facilita a criação de uma rotina de estudos, com horários pré-definidos para estudar.
A rotina estimula a disciplina ao mesmo tempo que gera mais segurança no ambiente familiar. A realização repetida de tarefas faz com que a criança preveja o que irá acontecer, o que a faz se sentir segura, beneficiando os estudos e a concentração nas tarefas escolares.
Gostou das dicas para criar um ambiente de estudo que irá estimular o aprendizado? Para conferir outros artigos como este, continue acompanhando o blog do Colégio Koelle!