Em tempos de pandemia do novo Coronavírus, muitos colégios e universidades adotaram o ensino a distância. Com isso surgiram novos desafios para os pais e filhos, que precisam se adaptar à realidade atual. Entretanto, uma solução para que as crianças e adolescentes prossigam com os aprendizados é a criação de uma rotina de estudos.
Continue a leitura do artigo e veja dicas de como aplicar este método de ensino com seu filho!
Importância da rotina de estudos durante o isolamento social
A rotina de estudos é primordial para que os estudantes deem continuidade ao aprendizado iniciado em sala de aula e mantenham na memória os conhecimentos adquiridos anteriormente. Desta forma, o isolamento social não será prejudicial para a educação dos alunos.
Além de ser um método eficaz de estudo, os pais também sentem as vantagens de organizar a vida estudantil de seus filhos. Isso porque o cronograma ajuda a ordenar a dinâmica da casa, a apoiar a educação das crianças e até mesmo a separar momentos de lazer para estreitar os laços familiares.
Dicas para montar um plano de estudos
Organização e flexibilidade são pontos importantes para desenvolver uma rotina de estudos que esteja em sintonia com as demandas da casa. Por isso, comece avaliando as necessidades e responsabilidades da criança fora os estudos, como horário de acordar e das refeições.
Faça uma lista de todas as atividades que seu filho precisa realizar. Não esqueça de separar um tempo para o lazer, como brincar e assistir filmes.
Depois, defina horários para os estudos, caso a escola não tenha determinado. Separe um tempo para o acompanhamento das videoaulas e a realização de tarefas e atividades. Nesse passo, a dica é observar quando seu filho tem mais disposição. Pela manhã? Durante a tarde?
Por fim, dentro do horário de estudar, determine quais disciplinas e assuntos serão vistos em cada momento. Para facilitar, tenha como base o cronograma da escola.
Por exemplo, uma criança que estuda no período matutino:
- 8h — Acordar e tomar café;
- 9h — Acompanhar videoaulas disponibilizadas pelos professores do colégio;
- 11h — Fazer atividades educativas para fixar o conteúdo;
- 12 — Almoçar.
No período da tarde, a criança terá o tempo livre. Isso pode ser usado para realizar brincadeiras lúdicas, explorar jogos educativos online, leituras conjuntas, entre outras atividades voltadas para o lazer. É importante também deixar a criança brincar sozinha, para que faça as atividades que mais gosta e desenvolva autonomia e criatividade.
Neste momento, o apoio dos pais é indispensável. Por isso, acompanhe e estimule a realização de atividades educativas, ajudando seu filho a se organizar e seguir o cronograma.
Agora que já sabe como criar um plano de estudos para seu filho, aproveite para descobrir como vencer os desafios da educação a distância na primeira infância.
Para outros conteúdos educativos, continue acompanhando o blog do Colégio Koelle!