Como Trabalhar A autossuficiência Emocional Com Seu Filho?

Como Trabalhar a Autossuficiência Emocional Com Seu Filho?

Categoria: Artigos Dicas

A autossuficiência emocional é uma competência muito importante que proporciona mais segurança para seus pequenos a longo prazo, além de promover um desenvolvimento socioemocional mais maduro. Ela é responsável, por exemplo, por construir duas coisas essenciais para nossas vidas: a autoconfiança e autonomia.

Com isso, as crianças irão conseguir distinguir as emoções e confiar de que são capazes de lidar com algumas situações, criando senso de responsabilidade e, ao mesmo tempo, mais tolerância aos erros.

O que é autossuficiência emocional?

A autossuficiência emocional é a habilidade socioemocional de conseguir estabelecer uma segurança pessoal sobre si e sobre suas emoções, permitindo que a pessoa possa validar suas habilidades, sentimentos e, principalmente, possibilitando que ela seja feliz por conta própria, sem ter uma dependência de situações externas ou opiniões de terceiros para isso.

Além disso, ela também ajuda na autorregulação. Por exemplo, uma criança consegue compreender melhor que frustrações são passageiras e que elas possuem capacidade para lidar com isso. Claro que não significa não ter o apoio e acolhimento dos pais, mas ela sabe que tem habilidade para conseguir passar por situações sozinha.

Como criar um filho com autossuficiência emocional?

Quando os pais educam os filhos para terem uma maior autossuficiência emocional, isso proporciona um desenvolvimento infantil eficiente, oferecendo segurança, autonomia e maturidade ao longo do tempo. Mas como trabalhar isso nos pequenos?

Invista em um bom relacionamento com seu filho

O primeiro ponto que irá ajudar no desenvolvimento da autossuficiência emocional é fazer com que a criança saiba que há um porto seguro para ela. E isso passa por estabelecer uma boa relação com os filhos.

Portanto, acolha quando necessário, ensine, explique o motivo de tudo o que é pedido ou apontado como erro e mostre o caminho correto.

Ajude a criança a lidar com a frustração

A frustração é uma emoção válida e que não pode ser suprimida. Quando a criança aprende que esses momentos vão acontecer e está tudo bem, é possível lidar melhor com os erros ao longo do seu desenvolvimento e regular melhor suas emoções nesse tipo de situação.

Para isso, ensine o seu filho a reconhecer e demonstrar o que ele está sentindo, e mostre soluções para resolver as frustrações que ocorrerem.

Estabeleça uma conexão segura com a criança

Vínculos afetivos seguros proporcionam uma base importante para que a criança possa sentir-se validada e capaz de lidar com diferentes situações emocionais, sejam elas positivas ou negativas. Tenha momentos de descontração em conjunto, brinque, escute, ajude nas tarefas e faça com que as crianças participem dos afazeres do seu dia a dia.

Reforce pontos positivos e valide as emoções dos seus filhos

Reforce a forma como seus filhos estão lidando com situações adversas, gerando maior confiança na capacidade deles. Também ajude-os a entender que emoções que são lidas como “negativas” (como raiva, frustração, tristeza) são importantes e devem sim ser sentidas, e não reprimidas.

Saiba também elogiar e não apenas apontar erros. Mostre a evolução da criança em cada ato.

Desenvolver a autossuficiência emocional desde cedo ajuda a criar adultos com habilidades emocionais, mais resilientes, proativos e capazes de lidar com os desafios da vida adulta no futuro.

Além dos pais, os educadores também têm papel importante na formação dos pequenos. Por isso, entenda como a escola atua no desenvolvimento da autonomia infantil, isso é essencial para refletir sobre a escolha do local onde você está depositando confiança para a educação do seu filho.