Categoria: Atividades Cultura Educação Eventos Leitura

Abertura da Semana do Livro com Aula Magna: Educação e Representação Feminina

Na segunda-feira, os professores Isabela Palanch e Jonathan Semmler deram início à II Semana do Livro com uma aula magna para os alunos do Ensino Médio. Primeiramente, o objetivo foi discutir a educação das mulheres ao longo da história do Brasil. Além disso, abordaram as diferentes representações femininas em obras literárias brasileiras e estrangeiras. A aula também refletiu sobre as dinâmicas de metacuradoria das listas de vestibulares nacionais, como a Fuvest, que têm incluído cada vez mais obras de autoras e pesquisadoras.

Contação de Histórias: Encantamento e Integração

Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental participaram das primeiras sessões de contação de histórias, conduzidas por alunas dos 9ºs anos. Essa atividade foi planejada para promover a socialização e integração entre estudantes de diferentes séries. Além disso, incentivou o amor pela leitura.

Literatura Alemã na Semana do Livro: Uma Viagem Cultural

No dia 18 de abril, a professora Marta Koelle conduziu uma aula sobre Literatura Alemã para os alunos dos oitavos anos. Durante a aula, os alunos aprenderam sobre autores importantes como Goethe, Kafka e Tomas Mann. Além disso, tiveram contato com o idioma alemão através da escuta ativa da ária “Der Hölle Rache” de Mozart. Essa atividade fez parte do projeto da Semana do Livro e das comemorações do bicentenário da imigração alemã no Brasil.

Projeto “O que estou lendo?”: Curadoria Literária

Os alunos do Fundamental II e Ensino Médio participaram do projeto “O que estou lendo?”, onde fizeram uma curadoria das leituras atuais. Além disso, as crianças do G4, G5 e 1º ano trocaram livros entre si, promovendo a leitura compartilhada e a descoberta de novas histórias.

Discussão sobre Amor e Representações Artísticas

Na sexta-feira, 19 de abril, os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio participaram de uma roda de conversa com as estudantes Maria Clara Tertuliano, Nathalia Hardt e Yanni Batarra. Elas discutiram as representações do amor na literatura, no cinema e na mídia, refletindo sobre como essas expressões artísticas influenciam as ideias de amor e relacionamento entre os jovens.