Sua Vida.

Nascido em Rio Claro, no dia 2 de junho de 1937, filho do casal Dr. Paulo Koelle e Maria Luise Hohl Koelle, o Prof. Gunar era uma pessoa muito especial.

Casado com Marta Maria Koelle, pai de quatro filhos: João, Larissa, Teodoro e Maria Beatriz e avô de três netos: Rodrigo, Clara e Gustavo.

Sempre nutriu muito amor por sua família e apreço pela educação, a arte, em especial a música erudita e a fotografia, valorizando o conhecimento nas formas mais variadas.

Formou-se em Letras Anglo-Germânicas (USP 1959), Direito (USP 1960) e fez cursos de especialização em Literatura Inglesa e Literatura Alemã (USP 1960).

Como bolsista do Rotary International obteve o Postgraduate Diploma in English Studies na Universidade de Leeds (Inglaterra 1961/62) e, ainda, o Diploma de Professor de Língua e Literatura Alemã do Instituto Goethe e do Ministério da Educação da Baviera (Munique – Alemanha 1963/64). Também era licenciado em Pedagogia (FFCL Ouro Fino).

Desde 1964 atuou no Colégio Koelle como professor de Alemão, Português, Fotografia, Inglês, OSPB e História. Em 1986, assumiu a direção do Ensino Médio e a direção administrativa da escola.

Entre 1993 e 1996 foi Secretário Municipal de Cultura de Rio Claro, Presidente do Conselho Deliberativo da OSRC (Orquestra Sinfônica de Rio Claro) e Presidente da Diretoria Executiva da OSRC.

Era membro da diretoria do SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo e da Diretoria Regional Campinas do SIEEESP e também delegado do SIEEESP em Rio Claro.

Em 2001 fundou, em parceria com a sua esposa Marta e a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa de São Paulo, a Cultura Inglesa Rio Claro, da qual foi sócio e diretor.

De 2005 a 2008 foi Secretário Municipal de Educação, promovendo importantes avanços para Rio Claro, com a construção de escolas e a elaboração do Estatuto do Magistério Público Municipal.

No ano de 2011, assumiu a direção geral do Colégio Koelle, implementando grandes melhorias para a escola, entre elas a formação de uma eficiente equipe gestora, reestruturação da matriz curricular e intensificação da utilização da tecnologia em sala de aula.

Em 2017, participou ativamente de um processo de sucessão e reorganização societária do Colégio Koelle. Ao término deste processo, a escola passou a ser de propriedade de seu núcleo familiar, assegurando a transição para a quarta geração da família, garantindo assim a perenidade do seu grande projeto de vida: o Colégio Koelle.

O ano de 2021 foi marcado pelo ensino híbrido, com o retorno gradual às atividades presenciais após meses de paralisação, em um contexto em que aprendemos a conviver com a pandemia.

Em meio a todo esse desafio, nosso querido diretor, o Professor Gunar W. Koelle, passou a lutar de forma persistente contra uma fibrose que atacou os seus pulmões.

No mês de novembro, o seu estado de saúde se agravou, levando-o a ser internado no início de dezembro.

Durante o período em que esteve no hospital, o Prof. Gunar se manteve lúcido e otimista para com a vida, cativando com as suas incríveis histórias os médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que o cercavam. No entanto, a partir de determinado momento seu quadro respiratório se deteriorou e, no dia 21 de dezembro de 2021, com muita tristeza recebemos a notícia de seu falecimento.

Memórias

Além de um dos Diretores na época (formador de personalidade), sendo nosso professor mestre de inglês, (cursos especiais) alemão e atividades econômico- burocráticas. Apesar da seriedade, nunca lhe faltou bom senso. Lembro-me do carinho pelos cães Castor & Rex e as brincadeiras de jogar bolas de tênis após o jantar (eu tinha a manha de tirar a bola da boca destes “ferozes” pastores- alemães). Minha maior dívida com este fantástico ser humano foi a ARTE da FOTOGRAFIA, a qual cultuo até os dias de hoje, com muito carinho. O tempo não para. A vida continua….

Friedrich A. Küffner ex-aluno 1968/1972

Eu tinha 16 anos na gincana de 2002 do Colégio Koelle. Na prova do desfile, decidimos que eu seria uma drag queen. Quase não me deixaram entrar no Colégio, porque não haviam me reconhecido. Estava esperando minha hora de desfilar, tumultuando com os colegas de sala, quando um amigo abriu a roda e disse “Pedro, o professor Gunar quer falar com você“. Silêncio repentino. Todos arregalaram os olhos. “Esse tumulto vai me render uma bela bronca!“, pensei. Ele estava no meio do pátio e, quando me viu, falou alto: “PEDRO OMETTO!“. Eu já estava fazendo uma lista mental de escolas para as quais eu poderia me mudar, quando ele completou “Posso tirar uma foto com você?“. Eu desabei. Professor Gunar foi diretor, foi professor, foi conselheiro, foi amigo. E, como a história acima prova, muito menos carrancudo do que naturalmente se espera de um diretor de um colégio tradicional. Vai fazer uma falta danada.

Pedro Davoli Ometto ex-aluno 2000/2002

Prof. Gunar era apaixonado por viagens, principalmente as que envolviam sua família: esposa Marta e seus quatro filhos, João, Larissa, Teodoro e Maria Beatriz.

Não consigo deixar de me expressar e de manifestar os meus sentimentos pela nossa perda do querido Gunar. Tive o enorme privilégio de ter estudado no então Ginásio Koelle por sete anos, no período de 1961/1967. Foi quando o professor Gunar voltou da Alemanha, para assumir suas funções no Colégio. Sempre tive, desde sempre, muito apreço e admiração por aquele gentil, culto, inteligente e eclético professor. Fui escolhido por ele, após repetir sua prova de fotografia, para ser o primeiro diretor de laboratório da Associação Fotográfica, recém criada por ele naquela época. Realmente, a arte fotográfica era uma de suas paixões, e pude me relacionar com essa arte da melhor forma possível, tendo-o como orientador. Atualmente, passadas cinco décadas, cultivo, como sempre, uma viva paixão pela fotografia, em decorrência do incentivo inicial dado pelo Gunar. Só por isso, para mim ele já seria uma pessoa especial, se não fosse pelas suas outras qualidades como professor e como pessoa humana. Sim, Gunar era, sobretudo, uma pessoa generosa e que se dedicava ao bem de seus semelhantes. Dotado de refinado senso de humor e, como disse, inteligência, era capaz de transformar todos os momentos de contato com ele em momentos agradáveis e inesquecíveis. Esse é o Gunar, uma pessoa inesquecível. Imortal na minha mente.

Paulo de Tarso Rocha ex-aluno 1961/1967

“…Trabalhava em seu colégio observando o antes e o depois, passado e futuro, provocando, com suave naturalidade, necessária mudança. Difícil, disse-me certa vez, é criar novos espaços de conhecimento. Refletia sobre estas mudanças, sem desrespeitar modelos educativos que porventura tivessem deixado marcas a serem observadas no processo de transformação.”


Amigo e jornalista José Antonio Carlos David Chagas.
Publicado noJornal de Piracicaba

Falar sobre o seu Gunar é falar de GRANDIOSIDADE. Ser humano grandioso nas palavras, nos gestos, no conhecimento e nas atitudes. Falar sobre o seu Gunar é falar sobre DEDICAÇÃO… homem dedicado ao trabalho, à educação e à família. Falar sobre o seu Gunar é falar sobre LIDERANÇA… como líder, sabia ouvir e falar, sabia compreender e acolher, sabia valorizar cada pessoa por aquilo que ela tem de melhor, sabia, acima de tudo, fazer com que cada funcionário do Colégio se sentisse bem e feliz por estar ali, todos os dias, dando o melhor de si. Falar sobre o seu Gunar é falar sobre APRENDIZAGEM… com ele, aprendi valores essenciais para me tornar a melhor educadora que pudesse ser… com ele, compreendi a importância do amor e do respeito no trabalho com a educação… com ele, pude crescer enquanto profissional e ser humano… com ele, vivi momentos inesquecíveis que ajudaram a construir a minha história e dos quais me lembrarei para sempre… com ele, falamos sobre poesia, arte, música erudita, História e educação… dele ouvi as mais belas e incríveis histórias que me contava detalhadamente e com uma empolgação contagiante. Falar sobre o seu Gunar é falar sobre ETERNIDADE… fisicamente, não está mais conosco, mas seu caráter, sua poesia, seu conhecimento e ensinamentos estão e estarão para sempre presentes em inúmeras histórias e lembranças espalhadas pelo mundo. Gratidão eterna ter convivido com o senhor, seu Gunar, durante mais de 30 anos… fica a certeza de que foi meu porto seguro – e continuará sendo – em meu caminho pelo Colégio, de que continuarei cultivando tudo aquilo de me ensinou e que minha admiração e meu carinho pelo senhor estarão para sempre presentes em meu coração!


Professora Denise Machado


Entrevista produzida para a turma do neto, Rodrigo, sobre brincadeiras da época e as praças da cidade. – 2021

Vídeo produzido para o lançamento do volume IX da série Famílias Brasileiras de Origem Germânica. – 2021

Vídeo sobre os últimos anos do Colégio Koelle, gravado
para que o Colégio recebesse a renovação da certificação Apple Distinguished School 2021

Vídeo sobre o Colégio Koelle, gravado para que o Colégio recebesse a certificação de Apple Distinguished School 2019
Agende uma visita